A Dieta da Moda – Será que ela é segura?

“Será que todas as dietas da moda são ineficientes? Que mau fará se eu experimentar?” Podemos até admitir que alguma dieta pode ser eficiente em alguns casos. A dúvida que fica é como saber se é seguro experimentar a dieta da moda?

Ao se deparar com uma nova dieta, que parece promissora, faça a si mesmo as seguintes perguntas para te  dar algum respaldo e segurança:

1. A proposta da dieta é uma forma realista de alguém se alimentar diariamente?

Alguma vez você teve algum receio para começar uma dieta? Esse pode ser o primeiro sinal de que esta provavelmente não é a dieta para você. A mudanças nos hábitos alimentares devem realinhar ou reorientar os seus hábitos alimentares. Você provavelmente estará mais propensos a manter uma dieta que você goste, mas que ainda consiga efetivamente (e gradualmente) reestruturar seus hábitos alimentares. Pergunte a si mesmo “o que posso fazer hoje para me alimentar de forma um pouco mais saudável?” Dê pequenos passos para que mudanças reais aconteçam a longo prazo.

2. Esta dieta elimina algum dos principais grupos de alimentos?

Independentemente do seu peso, seu corpo ainda precisa dos mesmos nutrientes para executar funções diárias e manter as suas funções sem problemas. Cada dia, você precisa de uma variedade de alimentos em numa dieta bem equilibrada para obter as vitaminas e os minerais que mantêm o corpo saudável. Se uma dieta elimina alimentos saudáveis ​​- como grãos integrais, frutas, legumes, proteínas magras, ou a gordura dos produtos lácteos de baixo – provavelmente não será benefica a longo prazo para o seu corpo.

3. Você pode manter esta dieta a longo prazo?

Suas motivações para emagrecer pode ser de curto prazo, mas as motivações positivas e eficazes são de longo prazo. Uma alimentação que promove o emagrecimento também é capaz de manter o peso ideal. As dietas que prometem emagrecimento rápido não são convenientes para a manutenção do peso alvo, as pessoas voltam aos seus antigos hábitos e observa-se o efeito yo-yo . As flutuações de peso dramática são prejudiciais para o seu metabolismo e para a sua saúde em geral.

Se as respostas que te vieram à mente não foram satisfatórias, espere mais um pouco e pesquise um pouco mais a respeito. Se ainda ficar alguma dúvida, não hesite em procurar o conselho de seu médico, nutricionista ou um coach de saúde.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.