ACUPUNTURA

A acupuntura é uma das ciências mais respeitadas do mundo, bem como uma das mais antigas. Estes dados se destacam entre as populações orientais, em especial na China, onde esta técnica milenar foi difundida como segredo de família. A acupuntura é utilizada pelos chineses há mais de cinco mil anos, como meio de prevenção e tratamento para diversos males, estes dados são comprovados com três mil anos de registros escritos e mais de dois mil anos com achados arqueológicos. A acupuntura como uma prática milenar, que faz parte da chamada Medicina Tradicional Chinesa, com o passar do tempo tem experimentado um grande aumento no número de adeptos, tanto de indivíduos que praticam, quanto nos que se submetem ao seu tratamento. Com a influência da imprensa, a acupuntura atingiu um status como uma alternativa exótica de tratamento.

A acupuntura visa o bem estar através da prevenção e cura de doenças, sejam elas físicas ou emocionais, como enxaqueca, depressão, fibromialgia, ansiedade, obesidade, estresse, insônia, hipertensão, doenças respiratórias, distúrbios gastrointestinais, neurológicos e psiquiátricos, auxilia no abandono de vícios entre outros. Equilibra o organismo estimulando-o a produzir substâncias analgésicas e anti-inflamatórias de forma a reduzir e até mesmo eliminar a necessidade de medicamentos. Sua eficácia é comprovada cientificamente e é livre de riscos, contra indicações e efeitos colaterais. Além disso, sua utilização estende-se hoje em tratamentos estéticos, na redução de gordura localizada, celulite, estrias e marcas de expressão. Existem diversas formas de realizar o tratamento, com agulhas, que é o método mais conhecido, e também com moxas, ventosas, laser, sementes, esferas, magnetos e até mesmo com o auxílio de estimuladores elétricos.

Hoje, a acupuntura é considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco, este reconhecimento é de grande valor porque possibilita a preservação e valorização dessa técnica desenvolvida há milênios.

TOP