Cuidados Específicos Para Cada Tipo de Pele

Ter uma pele bonita é sinônimo de ter uma pele saudável e para que isso aconteça é necessário que você adote cuidados específicos para o seu tipo de pele. Cada tipo de pele necessita de alguns cuidados específicos e pensando nisso selecionamos algumas dicas certeiras. Quando você conhece mais sobre a sua pele e sobre os cuidados necessários com ela passa a ter a cútis dos sonhos.

Peles Oleosas ou Lipídicas

oleosas3 oleosas2 oleosas

Quem tem esse tipo de pele enfrenta dificuldades como oleosidade e brilho além da possibilidade de que a sua pele fique com muita ceretina o que faz com que ela se torne muito fibrosa e pouco solúvel. Tem casos em que a pele oleosa gera o aparecimento de poros dilatados exatamente pelo óleo presente na face.

Dentre os cuidados que você deve ter com a sua pele estão escolher os produtos corretos para tratar da mesma. Usar produtos errados podem piorar a situação e aumentar a produção do sebo. Prefira os produtos que são oil-free, ou seja, aqueles que são livres de óleos nas suas fórmulas, isso significa que eles tem mais água o que mantém a sua pele mais bonita.

Escolha opções de produtos que sejam em gel ou gel-creme, pois os cremes costumam ser oleosos o que faz mal para a sua pele. Observe as embalagens de maquiagem e confira se elas são livres de óleo para não agredir a sua pele.

Peles Secas

seca seca2 secca3

A pele seca é aquela que fica menos hidratada que o normal e pode acabar ficando ressecada. É comum nesse tipo de pele observar um descamar de maneira fina que ocorre com o passar do tempo. Também é comum que pessoas com pele seca apresentem rugas precocemente.

Os produtos para cuidar da pele seca devem ser emolientes e o mesmo tempo umectantes. Os produtos opostos daqueles de pele oleosa, devem ter mais óleo do que água. Usando esse tipo de produto você vai deixar a sua pele mais úmida e com um aspecto mais viçoso por mais tempo. Busque por opções que deixem a sua pele mais hidratada.

Pele Mista

A pele mista é aquela que apresenta algumas áreas oleosas (em geral a zona T, testa, nariz e queixo) e áreas secas. Para esse tipo de pele é necessário procurar por cosméticos que ajudem a deixar a pele hidratada, mas sem que ela fique oleosa. Procure por produtos gel-creme para áreas oleosas e produtos hidratantes para as áreas secas.

Pele Normal

normal noraml no9rmal3

Um exemplo desse tipo de pele é a pele dos bebês, trata-se de uma pele com textura suave e firme que tem um toque gostoso. Os poros são pequenos e não tem imperfeições. Dentre os cuidados que essa pele exige está lavar com sabonete neutro e não usar produtos com óleo.

Pele Sensível

Trata-se do tipo de pele que fica irritada com grande facilidade, qualquer coisa já cria o aspecto avermelhado. Geralmente quem tem esse tipo de pele sofre com coceira, manchas, ardor e tem uma grande tendência para descamar. Dentre os cuidados com esse tipo de pele está usar um sabonete hidratante e cosméticos que sejam feitos especificamente para peles sensíveis evitando substâncias que possam desencadear problemas.

A Importância dos Cuidados

Todos os tipos de pele têm cuidados específicos, escolher os produtos corretos é o início do processo de ter uma pele mais bonita. Os produtos certos agem tratando a pele de forma a eliminar os problemas como falta de hidratação ou produção excessiva de óleo. Outro ponto bem importante é contar com um bom demaquilante para remover completamente a maquiagem sempre que utilizá-la.

Cuidados Diários Para Todos os Tipos de Pele

Higiene

thumbs_cuidados-especificos-para-cada-tipo-de-pele-13A higiene da pele é muito importante e você deve realizar a limpeza duas vezes por dia, uma de manhã e outra a noite. Isso evita que se acumule oleosidade e também resíduos de maquiagem, poluição entre outros. É o acúmulo de sujeira que faz com que os poros fiquem entupidos e com isso apareçam os cravos e as espinhas. A pele também acaba parecendo envelhecida precocemente.

Escolha um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele de preferência um sabonete líquido. No caso das peles que são oleosas ou mistas o mais indicado é escolher sabonetes que sejam feitos a base de adstringentes com enxofre e alfa-hidroxiácidos. Esses são ingredientes que ajudam a limpar as impurezas e desobstruir os poros. Se você tem pele seca ou normal deve procurar por sabonetes que possuam pH neutro e terminar o processo de limpeza com leite ou loção de limpeza.

Finalize com o uso de um tônico que ajude a remover os traços de óleo, maquiagem e sujeira      que podem ter permanecido mesmo com a limpeza. É bom também fazer esfoliação da pele duas vezes por semana. A esfoliação é um procedimento que remove as células mortas deixando a pele com mais viço. Isso estimula a renovação celular.

Hidratação

A hidratação é um cuidado importante com a sua pele e ajuda a deixar a mesma com mais viço e aparência mais bonita. Também ajuda a deixar a camada de proteção da pele mais forte evitando descamações, envelhecimento precoce, ressecamento entre outros. Use hidratantes todos os dias, porém, lembre-se que cada tipo de pele tem um tipo de hidratante.

Quem tem pele oleosa também deve hidratar a pele, mas com produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele, sem óleo. Prefira produtos oil-free que são feitos a base de água. A hidratação deve ser realizada por dentro e por fora, então beba pelo menos dois litros de água todos os dias.

Proteção Solarthumbs_zzz

Passar muito tempo exposto a radiação ultravioleta (UV) possui um efeito cumulativo que faz com que a mesma penetre de maneira mais profunda na pele causando algumas alterações como o aparecimento de manchas, sardas, pintas, rugas entre outros problemas.

Fique atento também ao fato de que a exposição solar em excesso pode ser responsável por causar tumores benignos, aqueles não cancerosos, ou então cancerosos como o carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular e o melanoma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.