A papada, também conhecida como queixo duplo, é uma condição muito comum. Ela ocorre devido ao acúmulo de gordura e flacidez na região.
Geralmente, está associada ao excesso de peso, envelhecimento ou ainda fatores genéticos.
Tipos de papada
Existem quatro tipos de papada:
- Causada por acúmulo de gordura: geralmente observada em pacientes jovens e com excesso de peso, está associada ao aumento da quantidade de gordura submentoniana (abaixo do queixo).
- Causada por flacidez: surge com o envelhecimento e em pacientes que perdem uma grande parcela do peso de forma rápida.
- Causada por flacidez e gordura: tipo mais comum de queixo duplo, mais frequente após os 40 anos de idade. Nesse caso, estão associadas as alterações da pele típicas da idade e o acúmulo de gordura localizada.
- Anatômica: está relacionada às características do rosto. Um queixo curto, por exemplo, pode resultar em uma papada. Nesses casos, não se observa flacidez e nem gordura na região.
Causas da papada
Um “queixo duplo” pode ser provocado por vários fatores, porém, é importante que você entenda como exatamente ele se forma. Assim, fica mais fácil se livrar dele. Vamos lá:
- Idade: a perda de elasticidade na pele, que ocorre com o envelhecimento, leva à flacidez. Esta é especialmente notada em regiões como as bochechas e o queixo.
- Peso: embora o ganho de peso nem sempre seja a causa de um queixo duplo, ele pode contribuir para isso. Uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados pode resultar em alguns quilos a mais e, consequentemente, levar à formação da papada.
- Genética: qualquer pessoa com um histórico familiar de flacidez, ou gordura submentoniana, tem um maior risco de desenvolver a papada.
- Postura: a má postura pode enfraquecer os músculos do pescoço e do queixo, contribuindo para a formação de papada ao longo do tempo.
- Hábitos: sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo são fatores que contribuem para o aparecimento da papada.
Tratamentos para eliminar a Papada
Existe uma série de opções para eliminar o queixo duplo, a maioria bastante acessível e simples. Em alguns casos, pode-se combinar mais de uma técnica para obter melhores resultados. São algumas delas:
- Radiofrequência: Indicada em casos mais leves de flacidez, ou como complemento a outros tratamentos. Essa técnica produz o aquecimento dos tecidos subcutâneos e estimula a síntese de colágeno, firmando a pele. Geralmente, são necessárias 6 a 10 sessões para se obter o efeito desejado.
- Lipo Enzimática: Alternativa menos invasiva que a lipoaspiração, essa técnica reduz a gordura localizada na região da papada por meio da aplicação de enzimas lipolíticas através de agulhas extra-finas. Elas dissolvem as moléculas de gordura rapidamente (3 a 5 minutos).
- Fios de Sustentação: Apesar de não tratar a gordura localizada, os fios de sustentação têm um papel importante no tratamento da flacidez no pescoço e, especialmente, da perda de contorno mandibular.
- Toxina Botulínica: Com o envelhecimento, é comum surgirem no pescoço pregas verticais chamadas bandas platismais. Elas ocorrem quando a flacidez da pele evidencia o músculo platisma, localizado abaixo dela. A toxina botulínica pode ser empregada no tratamento dessas pregas, melhorando a estética do pescoço e contribuindo para atenuar a papada.
E xô, papada!
A papada não precisa ser o fim do mundo! Existem várias opções para acabar com ela e com as outras pequenas “chatices” que surgem com o passar dos anos como a flacidez, rugas e acne da mulher adulta.