Já usada no Ocidente Antigo, a ventosaterapia é uma técnica que continua super presente nos dias de hoje e oferece vários benefícios para a saúde.
Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro. Hoje em dia existem as ventosas de acrílico, bem difundidas no mercado e de fácil manuseio para o profissional.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural, no qual são criados vácuos por sucção da pele (por meio de ventosas). O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentesdo sangue. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento desangue favorece a nutrição de músculos, aliviando as tensões e as doresmusculares e articulares.
Em alguns casos, o uso da técnica também tem objetivos estéticos, como, por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites.
Os principais benefícios do uso de ventosas são:
- Desintoxicação do organismo
- Alívio de dores na coluna
- Alivio de dores musculares – por eliminação de contraturas e pontos gatilho
- Alivio de dores abdominais
- Alívio de cefaléia (dor de cabeça)
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos
- Aumento da circulação sanguínea local
- Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações
- Redução de celulites
- Relaxamento do corpo e da mente.
As sessões de ventosaterapia podem ter duração variada . A indicação depende de cada caso e deve ser feita por um profissional da área.
O local da aplicação pode ficar dolorido e roxeado por alguns dias, dependendo da quantidade de vácuo que é imposta sobre a pele. Mas nada que atrapalhe a vida cotidiana do paciente.
O alívio dos sintomas prévios à aplicação é sempre muito satisfatório e faz valer a pena o leve desconforto.
Fonte : acessa.com