Tratamentos para Dores Musculares e Articulares

Você com certeza já sentiu dor alguma vez na sua vida. Mas, você sabe o que é dor? O que é dor muscular? Dor nas articulações? A diferença entre elas?

Dor:

A dor é uma sensação real ou imaginária extremamente desagradável que sentimos, fruto de uma lesão tecidual real ou em potencial. Ela se expressa de diferentes maneiras, graus e intensidades, por diferentes causas e em qualquer parte do corpo de qualquer pessoa.

Quando a dor é fisiológica, um neurotransmissor chamado glutamato encaminha ao cérebro a informação, que se torna consciente e se expressa nos indivíduos de diferentes maneiras, dependendo de múltiplos fatores, inclusive sociais e culturais.

A dor é uma condição (embora a dor crônica se comporte como uma doença) crescente na população mundial, e a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) aponta alguns motivos para isso estar acontecendo:

  • Novos hábitos de vida
  • Maior longevidade do indivíduo
  • Prolongamento de sobrevida dos doentes com afecções clínicas naturalmente fatais
  • Modificações do ambiente em que vivemos; e provavelmente do reconhecimento de novos quadros dolorosos e da aplicação de novos conceitos que traduzam seu significado.

Dores Musculares:

O primeiro a se destacar é que a dor muscular não é um “problema qualquer”. Pesquisas mostram que 87% das pessoas que sentem dores musculares reconhecem que estas dores afetam sua qualidade de vida.

Algumas causas para as dores musculares acometerem tantas pessoas são: fatores do dia a dia como uma lesão praticando esportes ou uma queda inesperada, tensão e estresse. Quando estamos tensos ou estressados, produzimos hormônios que deixam os músculos tensos, o que aumenta a sensibilidade para a dor.

Além da tensão e do estresse, a dor muscular pode ser tardia, se expressando em média 48 horas após a prática de exercícios físicos e ocorre devido ao acúmulo de ácido lático no músculo e a pequenos traumas que desenvolvem um processo inflamatório na musculatura envolvida.

Dores Articulares:

A dor nas articulações pode ser tão grave a ponto de limitar ou até mesmo impedir o movimento. Pessoas que sofrem com este tipo de dor relatam sensação de queimação, com ou sem movimento da região afetada.

As articulações são as responsáveis por unir os ossos, sustentar o peso do corpo e, principalmente, por permitir que nos movimentemos. Por isso, não é raro que problemas relacionados às articulações aconteçam com frequência.

As principais causas para que ocorram as dores nas articulações são:

  • Artrite: abrange mais de 100 tipos de inflamações
  • Fibromialgia: dor crônica generalizada (atinge também os músculos)
  • Gota: inflamação causada pelo acúmulo de líquido na articulação
  • Bursite: inflamação das bursas (sacos com líquido que impedem o atrito dos ossos durante o movimento).

O fato é que: seja no músculo, seja nas articulações, as dores podem se transformar em problemas mais graves, muitas vezes limitando ou até mesmo impedindo o movimento, portanto, se você sente muitas dores, o indicado é procurar um especialista para não deixar que essa condição se agrave.

Agende sua consulta para uma avaliação e ou sessão! Livre-se das dores!

Personalité
Author: Personalité