OSTEOPATIA: A TERAPIA QUE INTEGRA MENTE E CORPO
Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still, a Osteopatia é utilizada desde 1874 e vem sendo difundida em todo mundo como uma terapia que integra mente e corpo. No Brasil, a regulamentação do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) considera o fisioterapeuta como profissional qualificado a ter essa especialização, pois é preciso ter profundo conhecimento em anatomia e fisiologia humana.
A Osteopatia é amplamente indicada para indivíduos de todas as idades, incluindo crianças. O conceito dessa terapia é a busca pelo equilíbrio das funções do corpo, atuando em vários sistemas (como o músculo-esquelético, por exemplo), em que o foco do tratamento está na origem da dor e não somente onde ela está localizada.
A abordagem terapêutica é realizada com as mãos sobre músculos, articulações, fáscias, ligamentos, tecidos (nervoso, vascular e linfático). Por meio das manobras, há o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo como um todo, resultando em um processo de curar-se a si mesmo.
O tratamento :
A osteopatia está embasada no princípio da auto cura em que a função do fisioterapeuta é determinar a causa, tratar e deixar que o corpo se restabeleça.
Inicialmente, o paciente passará por uma avaliação detalhada, em que todo o seu histórico de saúde será levantado e decodificado. Após a descoberta da causa do problema, inicia-se o tratamento com as técnicas manuais.
A quantidade de sessões, duração e o intervalo entre elas depende do quadro de saúde de cada paciente, já que o fisioterapeuta vai avaliando a resposta do corpo nesse processo de auto cura.
Principais benefícios :
- Avaliação e tratamento com base na causa do problema, tratando o corpo como um todo;
- Análise do indivíduo, levando-se em consideração seu histórico de saúde, as particularidades do seu corpo, principais características e disfunções próprias do seu organismo;
- Tratamento indolor e sem riscos;
- Alivio rápido dos sintomas;
- Tratamento natural, sem uso de medicamentos;
- Excelente custo-benefício;
- Melhora do desempenho nas atividades físicas e contribui na prevenção de lesões;
- Promove qualidade de vida.
Indicações do tratamento:
- Asma e Bronquite
- Ciáticas
- Cólicas menstruais
- Constipação intestinal e Refluxo
- Dor e disfunção articular (tornozelo, quadril, joelho, cotovelo, punho, mãos e pés)
- Dor e disfunção da ATM (Articulação temporo-mandibular)
- Dor e disfunção muscular
- Dor e disfunção postural
- Dor Lombar, Cervical e Torácica
- Dor miofascial
- Dores crônicas
- Enxaquecas, Cefaléias e Dores de cabeça
- Fibromialgia
- Hérnias e Protusões discais
- Labirintite
- Melhora da performance e prevenção de lesões em atletas
- Melhora postural
- Prevenção e melhora da saúde global em qualquer pessoa.
- Tendinites e Bursites
- Torcicolos
- TPM