Você já sentiu dores nas costas? Já acordou com um torcicolo? ou sofreu com um mau jeito ao levantar da cama ou erguer algo pesado? Cerca de 80% da população mundial já teve ou terá algum episodio de dor nas costas. Por este motivo a procura pela quiropraxia cresce cada vez mais.
A quiropraxia é uma profissão da área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens de origem neuro-músculo-esqueléticos, criada há 118 anos nos Estados Unidos e reconhecida em mais de 70 países.
As atividades diárias, os vícios posturais, os traumas, o mau posicionamento ao dormir e o estresse são alguns dos muitos fatores que contribuem para que nossas articulações sofram desalinhamentos e tenham sua amplitude de movimento restrita.
O desalinhamento das vértebras – a que se dá o nome de Subluxação Vertebral (CID M99.1) – provoca interferências nos impulsos nervosos que passam pela medula espinhal e pelos nervos, comprometendo o equilíbrio do sistema nervoso e a integridade da função do organismo e da saúde em geral.
Muitas vezes convivemos com subluxações e, por não termos conhecimento, somente as descobrimos quando sentimos dor ou desenvolvemos degenerações, tais como os osteófitos (bico de papagaio).
O tratamento com quiropraxia consta em localizar e realinhar essas articulações, normalmente por meio de ajustes manuais ou por instrumentos, aumentando a mobilidade articular, diminuindo a tensão muscular e a inflamação local, permitindo que os impulsos nervosos cheguem de maneira correta ao seu destino. A Quiropraxia não utiliza medicamentos ou qualquer procedimento invasivo.
Apesar de dar uma ênfase maior à coluna vertebral, área do corpo com maior número de articulações, entretanto qualquer articulação pode receber o tratamento quiroprático.
São indicações para tratamento com quiropraxia: dores nas costas (lombar, dorsal, cervical), dores no nervo ciático, hérnias de disco, torcicolo, tensão muscular, cefaléia/enxaqueca, desvios na coluna (lordoses, escolioses), LER/DORT, má postura, adormecimento e formigamento de braços e pernas, entre outros.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento, desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade e condição.
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular.
É importante ressaltar que para ser um quiropraxista é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (5000 horas). O curriculum consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica. No Brasil há apenas duas instituições de ensino superior que oferecem o Bacharelado em Quiropraxia, sendo uma em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi e outra em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, na Universidade Feevale.
Se você tem desconfortos na sua coluna vertebral, está cansando de ingerir medicamentos e não consegue aliviar a dor, você precisa descobrir como a quiropraxia pode ajudar a melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Ao contrário da medicina convencional, que se concentra em tratar a doença, a quiropraxia enfatiza a importância de promover saúde em primeiro lugar, na tentativa de reduzir o risco de dor e doença, trabalhando com a prevenção e potencializando o rendimento do seu corpo. Deste modo, a quiropraxia pode
ajudar pessoas saudáveis a manterem essa condição, e para aqueles que estão com dor, a quiropraxia oferece uma maneira única e precisa de proporcionar alivio, agindo diretamente na origem da dor.
O alívio e a prevenção da dor são duas das razões que fazem a quiropraxia ser tão conhecida no mundo!