Provavelmente você já ouviu falar em limpeza de pele em algum momento, mas será que entende sua importância?
A pele vive exposta a diversos fatores que propiciam o acúmulo de “impurezas”, como problemas ambientais e oleosidade. Para garantir uma higienização profunda, o procedimento é um grande aliado na manutenção da saúde e da beleza da pele.
Nesse post você descobrirá o que é a limpeza de pele, para que serve, os benefícios de fazer, o passo a passo, as indicações e contra indicações. Confira!
O QUE É LIMPEZA DE PELE E PARA QUE SERVE:
A limpeza de pele é um procedimento estético que tem o objetivo extrair os comedões, os popularmente conhecidos cravos. Existem dois tipos de comedões, os abertos e os fechados.
Os cravos pretos são abertos e ganham esta coloração devido a obstrução causada pelo excesso de sebo e de células mortas no local, já os cravos brancos são fechados e também são afetados pela obstrução, mas encontram-se debaixo da pele, por terem uma abertura menor que impede sua oxidação.
Quanto ao milium, trata-se de um pequeno cisto na pele que é originado devido ao excesso de queratina.
INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS:
Como seu foco é remover as impurezas, o procedimento é indicado para todos os tipos de pele, não se restringindo as peles oleosas.
É comum que a limpeza de pele seja feita no rosto, mas a produção de sebo na pele oleosa quando excessiva, pode se manifestar nas costas, colo, além do rosto, o que torna o tratamento indicado para estas regiões também.
É indicado que se faça a limpeza antes de alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico por exemplo, pois auxilia a uniformizar a pele e intensifica a penetração do ácido, além de potencializar os resultados de diversos outros tratamentos dermatológicos.
Visto que todos estamos expostos diariamente a fatores externos como a poluição e fatores internos como más escolhas alimentares, estresse e variações hormonais, a limpeza de pele acaba se tornando uma medida em prol da saúde desse órgão, além de melhorar sua aparência e aspecto.
CONTRA INDICAÇÕES:
Não se recomenda a limpeza para peles muito sensíveis, que descamam e ficam facilmente avermelhadas ou irritadas ou que podem desenvolver alergias.
Peles recém bronzeadas também deve-se evitar o tratamento por se encontrarem em um estado mais frágil, suscetível a manchas caso entrem em contato com substâncias agressivas.
A limpeza de pele em mulheres grávidas deve ser avaliada com critério pelo profissional. Caso o tratamento venha a ser realizado, deverá ser feito de maneira mais superficial e com menor quantidade de produtos químicos. Lembrando que nesse momento a pele está mais predisposta a produzir manchas.
PASSO A PASSO:
O processo deve ser realizado em clínicas especializadas, sempre por um profissional capacitado. O processo conta com as seguintes etapas:
1) Assepsia da pele
A primeira etapa é a de higienização da pele, que é feita com loções desengordurantes, adequadas ao tipo de pele do paciente. Retira-se todas as impurezas superficiais como cosméticos e maquiagem, deixando a pele preparada para o próximo passo.
2) Esfoliação
Na esfoliação, produtos de efeito abrasivo são aplicados para remover as células mortas e afinar a camada superficial da pele, de modo a auxiliar na extração dos comedões.
3) Vapor Ozonio / Extração
A extração é a etapa mais longa de todo o processo. Começa com a pele sendo exposta a um vapor com gás ozônio, com a finalidade de dilatar os poros e tornar a pele mais hidratada.
A extração é feita manualmente para que se consiga a total eliminação de toda a sujidade.
Já o milium necessita de uma microagulha estéril para romper sua barreira e possibilitar a extração.
Para finalizar esta etapa, utiliza-se o aparelho de alta frequência, cujo efeito anti-inflamatório faz com que este atue como um higienizador e cicatrizante das micro lesões.
4) Massagem/Máscara Calmante
É o momento de acalmar a pele, aplicando produtos de efeito hidratante e calmante para massageá-la suavemente.
5) Filtro solar / Proteção
Como a limpeza deixa a pele sensível, é importante aplicar um protetor solar no paciente, para proteger e evitar manchas e queimaduras. É recomendado que o fator de proteção seja igual ou maior que 30 e que a textura seja adequada ao tipo de pele.
Lembre-se de procurar profissionais capacitados. Uma pele limpa será sempre mais saudável e jovial!
Na Personalité Estética você encontra “limpeza de pele” para todos os tipos de pele.
Entre em contato e marque sua sessão!