“Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor”. A frase é creditada a Albert Einstein para ilustrar o Dia Nacional do Homem, comemorado no dia 15 de julho aqui no Brasil.
A data tem como objetivo chamar a atenção da população masculina principalmente em relação à saúde, mas também destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.
Dia Internacional do Homem
O Dia Internacional do Homem foi instituído em 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago, sendo apoiado pela Organização das Nações Unidas – ONU.Não se sabe o motivo da data escolhida para comemorar o Dia Nacional do Homem aqui no Brasil no dia 15 de julho.
Pesquisa sobre o Homem Moderno
Uma pesquisa do IBOPE MEDIA revela que o homem do século XXI se preocupa cada vez mais com a aparência. Além de usar cosméticos (56%), muitos estão dispostos a se submeter a uma cirurgia plástica (23%). Um traço marcante do Novo Homem é a sua satisfação em relação à vida: praticamente todos os homens pesquisados consideram-se felizes, principalmente com a vida sexual. Outra revelação curiosa: nada menos que seis entre dez homens de 25 anos ou mais preferem morar com os pais, mesmo sendo financeiramente independentes”.
Saúde: Cânceres que mais matam homens no Brasil
Já que a data tem como objetivo despertar a atenção do homem em relação à sua saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado em homens no mundo. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil, o câncer de próstata também é o segundo mais comum entre os homens, em 2012 ocorreram aproximadamente 60.180 novos casos.
Dados de 2010 – SUS (Sistema Único de Saúde) dos tipos de câncer que mais matam no Brasil
Traqueia, brônquios e pulmões – 13.677
Próstata – 12.778
Estômago – 8.633
Cólon, reto e ânus – 6.452
Esôfago – 5.923