Conheça os sete itens que prejudicam sua pele

Conheça os sete itens que prejudicam sua pele:

É de conhecimento geral que o sol é um dos grandes vilões da pele. Mas engana-se quem acredita que o sol é o único responsável pelo aparecimento dos sinais. Uma série de outros agressores da pele também contribuem para o surgimento precoce de rugas, linhas, manchas e flacidez. Curiosamente, todos esses fatores, assim como o sol (Sun), começam, em inglês, com a letra S: Sugar (açúcar), Smoking (cigarro), Stress (estresse), Sleep (sono), SkinCare (cuidados com a pele) e Second(segundos, isto é, o envelhecimento que ocorre naturalmente a cada momento). Juntos, esses fatores formam um time de vilões da pele conhecidos como os SevenSkin Ages. “Os ‘7S’s’ são os principais causadores do envelhecimento biológico, que afeta todas as células do nosso organismo, do cérebro, das artérias, do pulmão, do intestino. Mas, como a pele é um órgão que está exposto ao meio, é natural que sofra mais com os danos causados por esses agressores externos. Cada um desses S, do sun ao second, vão repercutir diretamente na aparência, prejudicando a hidratação e favorecendo o surgimento de sinais da idade como manchas, rugas e flacidez”, explica a dermatologista Dra. Sandra Tagliolatto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Mas, é claro, uma pele envelhecida tem por trás um organismo também envelhecido. Por isso, é importante atuarmos na modulação do envelhecimento biológico por meio da adoção de certas estratégias relacionadas ao nosso estilo de vida que vão beneficiar o organismo como um todo. “Essas estratégias para a modulação do envelhecimento biológico são importantes, inclusive, para garantir a eficácia dos tratamentos estéticos, pois não adianta realizar, por exemplo, um laser para recuperar toda a flacidez, rugas e textura em uma pele com as células muito envelhecidas, mal nutridas e mal hidratadas. É importante entender o organismo como um todo e renovar essas células para que elas respondam bem ao tratamento”, destaca a médica.

Mas, afinal, que estratégias são essas? Segundo Sandra, essas estratégias consistem, principalmente, na adoção de simples mudanças nos nossos hábitos diários que vão repercutir tanto na nossa saúde, quanto na nossa estética, melhorando a qualidade de vida e a aparência. “É fundamental, por exemplo, investir em uma alimentação mais balanceada, com consumo de alimentos com menor teor inflamatório, e praticar atividades físicas regularmente. O sono é outro pilar de grande importância, pois um sono de qualidade, com ciclos completos, é mais restaurador. É indispensável ainda controlar o estresse e evitar maus hábitos, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, afirma a dermatologista, que ainda ressalta a importância do uso de formulações tópicas e orais para o tratamento do organismo como um todo. Mas essas formulações devem ser especificamente pensadas para atuar sobre os diferentes danos causados pelos ‘7S’s’ do envelhecimento.

Sugar – Por ter ação sistêmica, com efeitos mais rápidos, o tratamento oral é a melhor maneira de combater os efeitos causados pelo consumo excessivo de açúcar, que, além de problemas como obesidade e diabetes, pode levar também ao envelhecimento precoce da pele por um processo denominado de glicação. “A glicação é um processo em que a glicose do açúcar que fica solta no sangue liga-se as proteínas da pele, formando os AGEs: produtos finais de glicação avançada. Esses AGEs causam uma desordem tecidual, levando à perda da elasticidade da pele, formação de rugas, menor capacidade de cicatrização e aceleração do envelhecimento”.

Skincare – Maria Eugênia Ayres (gestora técnica da Biotec Dermocosmeticos) explica que uma fórmula tópica para os cuidados diários com a pele deve ter três ações principais: “Hidratação para manter a barreira da pele íntegra; proteção 360º para combater os danos causados pela radiação solar, luz visível e poluição; e reparação para combater os danos dos radicas livres”, enumera.

Smoke – De acordo com a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, a suplementação oral com Glycoxil e vitamina C é a melhor maneira de combater os efeitos do cigarro na pele, visto que os fumantes, mesmo os passivos, inalam substâncias tóxicas que promovem um aumento na concentração de radicais livres e AGEs no organismo, além de contribuírem para uma redução do sistema antioxidante. “Nesse contexto, a combinação entre o Glycoxil e a vitamina C é interessante por proporcionar uma poderosa ação antioxidante, neutralizando os radicais livres, inibindo a formação dos AGEs, reduzindo o estresse oxidativo e os danos celulares causados pelo cigarro”, explica a especialista.

Stress – No combate aos danos causados pelo estresse, a melhor estratégia é combinar a suplementação oral aos cuidados tópicos, que se complementam para potencializar o tratamento. “Pesquisas recentes demonstram a existência de uma conexão entre o cérebro e a pele, que não é apenas um órgão de percepção do estresse, mas também um alvo desses danos.

Second – Envelhecer é algo natural. Todos os dias envelhecemos um pouco. No entanto, é importante controlarmos as alterações metabólicas e bioquímicas que ocorrem nesse processo, minimizando o impacto que os agentes externos têm sobre o envelhecimento celular através de uma fórmula que associe ativos bioenergéticos, anti-inflamatórios e antioxidantes.

Sleep – A suplementação oral com o objetivo de combater os danos causados por esse marcador do envelhecimento deve ser capaz tanto de melhorar a qualidade do sono, quanto de proteger dos efeitos da falta de sono, que pode levar, por exemplo, ao aumento do estresse e da ansiedade. Nesse sentido, a combinação entre Melatonina, Modulip GC e LIPO OS 20 é ideal. “Conhecida como hormônio do sono, a melatonina ajuda o cérebro a promover o início do ciclo de sono e regular o despertar, enquanto o Modulip GC é um neuroprotetor que, além de proteger as terminações nervosas e a rede neuronal, auxilia na diminuição do estresse e da insônia. Então, juntos, esses ativos modulam o ciclo circadiano, assim melhorando a qualidade do sono”, diz a gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Sun – Contra o sol, a fotoproteção é uma estratégia indispensável. “O uso diário de protetor solar é fundamental para proteger a pele dos efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo sol. Mas, para isso, é importante que o produto contenha, no mínimo, um fator de proteção solar (FPS) de 30 e PPD 10. Mas é interessante combinar o protetor solar ao uso de uma fórmula tópica para potencializar a proteção contra a radiação ultravioleta, combater os radicais livres gerados pela exposição solar e reduzir os danos provenientes de outros agressores, como a poluição, a radiação infravermelha e a luz visível.

Além da adoção de hábitos saudáveis e de fórmulas personalizadas para combater cada S do envelhecimento, é possível ainda apostar em procedimentos que, ao invés de focarem apenas na melhora da aparência da pele, promovem tratamento global da saúde do tecido cutâneo, conceito conhecido como Beauty Health.

Agende uma consulta para avaliação de sua pele.

www.personalitestetica.com.br

Fonte: RG – UOL

 

Personalité
Author: Personalité