Os benefícios da Quiropraxia

quiropraxia

Você já sentiu dores nas costas? Já acordou com um torcicolo? ou sofreu com um mau jeito ao levantar da cama ou erguer algo pesado? Cerca de 80% da população mundial já teve ou terá algum episodio de dor nas costas. Por este motivo a procura pela quiropraxia cresce cada vez mais.

A quiropraxia é uma profissão da área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens de origem neuro-músculo-esqueléticos, criada há 118 anos nos Estados Unidos e reconhecida em mais de 70 países.

As atividades diárias, os vícios posturais, os traumas, o mau posicionamento ao dormir e o estresse são alguns dos muitos fatores que contribuem para que nossas articulações sofram desalinhamentos e tenham sua amplitude de movimento restrita.

O desalinhamento das vértebras – a que se dá o nome de Subluxação Vertebral (CID M99.1) – provoca interferências nos impulsos nervosos que passam pela medula espinhal e pelos nervos, comprometendo o equilíbrio do sistema nervoso e a integridade da função do organismo e da saúde em geral.

Muitas vezes convivemos com subluxações e, por não termos conhecimento, somente as descobrimos quando sentimos dor ou desenvolvemos degenerações, tais como os osteófitos (bico de papagaio).

O tratamento com quiropraxia consta em localizar e realinhar essas articulações, normalmente por meio de ajustes manuais ou por instrumentos, aumentando a mobilidade articular, diminuindo a tensão muscular e a inflamação local, permitindo que os impulsos nervosos cheguem de maneira correta ao seu destino. A Quiropraxia não utiliza medicamentos ou qualquer procedimento invasivo.

Apesar de dar uma ênfase maior à coluna vertebral, área do corpo com maior número de articulações, entretanto qualquer articulação pode receber o tratamento quiroprático.

São indicações para tratamento com quiropraxia: dores nas costas (lombar, dorsal, cervical), dores no nervo ciático, hérnias de disco, torcicolo, tensão muscular, cefaléia/enxaqueca, desvios na coluna (lordoses, escolioses), LER/DORT, má postura, adormecimento e formigamento de braços e pernas, entre outros.

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento, desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade e condição.

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular.

É importante ressaltar que para ser um quiropraxista é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (5000 horas). O curriculum consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica. No Brasil há apenas duas instituições de ensino superior que oferecem o Bacharelado em Quiropraxia, sendo uma em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi e outra em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, na Universidade Feevale.

Se você tem desconfortos na sua coluna vertebral, está cansando de ingerir medicamentos e não consegue aliviar a dor, você precisa descobrir como a quiropraxia pode ajudar a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Ao contrário da medicina convencional, que se concentra em tratar a doença, a quiropraxia enfatiza a importância de promover saúde em primeiro lugar, na tentativa de reduzir o risco de dor e doença, trabalhando com a prevenção e potencializando o rendimento do seu corpo. Deste modo, a quiropraxia pode

ajudar pessoas saudáveis a manterem essa condição, e para aqueles que estão com dor, a quiropraxia oferece uma maneira única e precisa de proporcionar alivio, agindo diretamente na origem da dor.

O alívio e a prevenção da dor são duas das razões que fazem a quiropraxia ser tão conhecida no mundo!

admin
Author: admin