Olheiras: causas, prevenção e tratamento

Muita gente acredita que o cansaço é o principal causador da olheira, mas não é só ele. Muitas vezes a olheira é genética e costuma ser percebida após os 30 anos, com o envelhecimento da pele.

A alergia, gripe, anemia, menstruação e o cigarro podem piorar as olheiras. Já a falta de sono dificulta o processo de drenagem do líquido dentro dos vasos. Quando dormimos mal, a musculatura dos olhos fica tensa, não relaxa, aumentando o calibre dos vasos, o que deixa a coloração arroxeada.

É preciso identificar o problema da olheira. A cor acastanhada da olheira é causada pelo excesso de melanina. Já a arroxeada é causada pelos vasinhos. Existem diversos tratamentos, por isso é preciso avaliar os aspectos das olheiras – se o problema é pigmentação, profundidade, flacidez, bolsa de gordura ou todos juntos.

 Teste da olheira

Um teste simples para fazer em frente ao espelho ajuda a identificar qual a característica da olheira. Você deve limpar bem a pele, chegar perto do espelho, esticar a pele da olheira para baixo. Se você conseguir ver os vasinhos, significa que a pele está arroxeada por causa dos vasos. Se a pele se mantiver escura, a causa é o excesso de pigmentação. Para descobrir se a olheira é funda, você verá uma sombra no rosto.

Como evitar o surgimento das olheiras

Adotar medidas preventivas é sempre a melhor opção para manter a sua pele sempre bonita. Como o ditado já diz, “prevenir é melhor que remediar”.

Se você não pretende se maquiar todos os dias para esconder as olheiras, mude agora mesmo alguns hábitos. Veja as dicas:

Durma pelo menos 8h por dia. O sono é o horário em que a pele “descansa” e trabalha.
Sempre remova a maquiagem antes de dormir. Use demaquilantes e enxague o rosto. Nenhuma maquiagem cura as olheiras, apenas disfarça o que temos.
Use protetor solar com FPS mínimo 30 sob os olhos, evitando o enfraquecimento da pele causado pelo sol.
Beba pelo menos 1 litro de água por dia. A agua é o remédio “natural” mais eficaz para hidratar a pele.
Hidrate a pele com cremes de vitamina K, que podem amenizar os inchaços.
Alimente-se bem. A vitamina C, por exemplo, ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Tratamentos
Na Personalité Estética, você encontra tratamentos para acabar com as olheiras: Carboxiterapia Facial, Drenagem Linfática Facial.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.