Alimentos Funcionais

Alimentos funcionais são os alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, também produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde. Dessa forma auxiliam na redução e na prevenção de diversas doenças.

Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.

Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista
para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.

Conheça alguns alimentos funcionais:
Soja – Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa
Aveia integral – Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL
Peixes – Redução do risco de doenças cardiovasculares
Alho – Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol
Chá verde – Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico
Tomate e goiaba – Ação anti-oxidante e redução do risco de câncer de próstata
Espinafre e Couve – Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata
Cenoura, Manga e Abóbora – Percursor da vitamina A, com ação hipotensiva
Vinho tinto – Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico
Óleo de linhaça, nozes amêndoas, castanhas e azeite de oliva – O ácido graxo tem ação imunológica e anticancerígena
Maçã – Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão.

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